certificadas organização NPO Centro Internacional de Kakegawa

Guia multilíngue de informações sobre a vida em Kakegawa

Home > 3.Educação > Creche/Jardim de Infância/Primário/Ginásio

Creche/Jardim de Infância/Primário/Ginásio

CRECHE

Os pais ou parentes que residem junto a criança e devido ao trabalho ou doença se encontram impossibilitados de cuidar dela, a creche poderá se encarregar. A assistência é realizada durante o dia e para crianças de 0 ano até a idade de ingressar na escola primária. O valor da creche é definido de acordo com o valor total do imposto de renda ou o valor total do imposto residencial do responsável pela criança. Os trâmites para a inscrição e maiores informações contacte Divisão de Kodomo Kibō-ka da Prefeitura de Kakegawa ou diretamente na creche desejada.

【Informações】Divisão de Kodomo Kibō-ka da Prefeitura de Kakegawa, Setor de Kodomo Ikusei-gakari      Tel: 0537-21-1205.

JARDIM DE INFÂNCIA

São centros educativos para crianças com idade de 3 até 6 anos (antes de ingressar na escola primária). Pessoas que residem na cidade de Kakegawa podem solicitar a matrícula diretamente no Jardim de Infância Público desejado. O valor da creche é definido de acordo com o valor total do imposto de renda ou o valor total do imposto residencial do responsável pela criança. No caso do Jardim de Infância particular também ocorre o mesmo processo.

ENSINO FUNDAMENTAL ( PRIMÁRIO E GINASIAL)

A Escola Primária ( 6 anos ) e o Ginásio ( 3 anos ) são ensinos obrigatórios no Japão.

Neste período os gastos escolares incluindo os livros são gratuitos nas escolas públicas. Custos com a alimentação, outros materias adicionais necessários e excursão deverão ser pagos. Para os estrangeiros não é obrigatório o Ensino Fundamental ( primário e ginasial ), mas poderão ingressar. O interessado deverá comparecer no Departamento de Educação de Kakegawa,Setor de Educação Escolar, munido do ZAIRYŪ CARD(Cartão de Permanência) da criança e o carimbo. A escola a frequentar será de acordo com o endereço residencial.

<MATRÍCULA DA ESCOLA PRIMÁRIA (SHÔGAKKO)>

Para as pessoas registradas como residente na cidade de Kakegawa e possuem filhos com idade para se ingressar na escola primária, todos os anos em agosto é enviado um informativo de orientação sobre frequência escolar em escolas públicas. O interessado deve preencher o formulário 「Requerimento de matrícula à escola pública」,e,apresentá-lo aoKAKEGAWA-SHI KYŌIKU IINKAI( departamento de Educação de Kakegawa),GAKKŌ KYŌIKU-KA(setor de Educação Escolar),portando ZAIRYŪ CARD(Cartão de Permanência) da criança,e o carimbo.

Às famílias requerentes serão enviados no início de outubro,o 「Comunicado de Exame Médico de Saúde que antecede à matrícula escolar」.

(Os exames são realizados na escola primária,entre meados de outubro ~ novembro.)

E,também, será enviado o 「Comunicado de Matrícula」até meados de fevereiro.

<MATRÍCULA DA ESCOLA GINASIAL (CHUGAKKO)>

Em meados de Fevereiro a escola pública primária (Shôgakko) envia aos responsáveis dos alunos que encerram o primário o “Aviso de matrícula para a escola ginasial (Chugakko)”.

Maiores informações contactar KYŌIKU IINKAI,GAKKŌ KYŌIKU-KA tel: 0537-21-1156. .

AJUDA FINANCEIRA PARA GASTOS ESCOLARES

A família da criança que ingressará à escola primária ( Shōgako )ou ginasial ( Chūgako ) que se encontra com dificuldade financeira, poderá receber auxílio sparcial do custo de material e merenda escolar. Para solicitar a ajuda será necessário averiguar a real condição finaceira através de documentos. Haverá uma avaliação e decidido sobre  concessão ou não. Em caso semelhante deve consultar o KYŌIKU IINKAI,GAKKŌ KYŌIKU-KA.
Informações: KYŌIKU IINKAI,GAKKŌ KYŌIKU-KA.    Tel: 0537-21-1156

Poderá consultar em português no GAIKOKUJIN SHIEN-SHITSU (Setor de Auxílio aos estrangeiros – Sub-prefeitura de Daito,4°andar).

Tel: 0537-72-1343 (14:00~17:00)

PROGRAMA LOCAL PARA CUIDAR DA CRIANÇA APÓS A ESCOLA

Durante o dia os pais que trabalham ou por outras razões mesmo contra a vontade não podem ficar em casa, a escola primária se encarrega de cuidar dos alunos após o período escolar.

Maiores informações consultar o “Programa de cuidados com a criança após a escola” ( gakudo hoikujo ) na própria escola.

Informações: Divisão de Kodomo Kibōu-ka da Prefeitura de Kakegawa,  Setor de Kodomo Katei-gakari. Tel: 0537-21-1144